Ceará tem maior percentual do Nordeste de jovens que chegam ao Ensino Médio na idade certa


O Ceará apresentou o maior percentual entre os estados do Nordeste de jovens que chegam ao Ensino Médio na idade certa, disse pesquisa do IBGE – Pnad.  

Ao todo, 73% dos alunos estão nessa etapa da educação básica nas escolas, seguidos por Maranhão (64,1%) e Pernambuco (62,9%). Além disso, o Estado também está acima da média nacional (69,3%).


Um dos motivos é o Programa Alfabetização na Idade Certa, que permite que a pessoa tenha uma regularidade no tocante a idade e série. Por outro lado, o Ceará na rede estadual exerce uma pressão desgraçada para que diretores botem professores para passar alunos mesmo que não tenham condições nenhuma, semi-analfabetos (o dono do blog foi professor da rede estadual por mais de 15 anos. 

A reprovação só acontece em último caso, desrespeitando totalmente a autonomia dos professores. A coisa acontece de maneira até arrepiante, antipedagógico, pois inventaram semana de recuperação após provas bimestrais, que logicamente a recuperação de alunos deve dar-se de maneira automática e não imposta. Se multiplicarmos, chega a 20 dias anuais perdidos, ou seja, nem sequer se consegue cumprir com aula os 200 dias letivos. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem