
A construção do Aeroporto Regional de Sobral, na Região Norte do Estado, teve edital de licitação divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 18.
O Governo justifica a construção pela demanda superior à capacidade do atual aeródromo da cidade, que fica na zona urbana de Sobral, e não possui espaço para ampliação. O valor orçado para a construção foi de R$ 61,804 milhões. As informações são da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).
O recebimento das propostas da Concorrência Pública, do tipo Menor Preço, deve ocorrer no dia 18 de dezembro, às 15 horas, na Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A ideia do Governo é construir um aeroporto com capacidade de receber aeronaves médias, oportunizando a operação de linhas regionais.
Conforme o projeto a ser executado, o aeroporto ficará a 13 quilômetros de distância do centro urbano de Sobral. A pista de pouso e decolagem terá 1.800 metros de extensão por 30 metros de largura, além de pistas de rolamento e pátio de aeronaves.
Na semana anterior ao anúncio, o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, anunciou que planeja cinco frequências semanais do voo Fortaleza/Sobral/Fortaleza. As cidades de São Benedito, Crateús e Iguatu também devem passar a ter voos regulares, três vezes por semana. (O Povo)
Tags
SOBRAL