
O gigante Açude Araras começou a sangrar (transbordar) na nesta quinta-feira, 23, o mesmo não transbordava há 09 anos. Nesse período, as chuvas não foram suficiente para fazer o gigante sangrar.
O açude esteve com o maior volume de água dos últimos anos no dia, 01/06/2019, mais notável, quando ficou faltando para sangrar 3m e 23cm, com as perdas do verão de 2019, chegou ao nível mais baixo em 2020, no dia 09/01, faltando para sangrar 5m e 37cm, portanto com uma perda de 2m e 14cm.
Com o resultado do aumento das chuvas nos últimos meses, principalmente Março e Abril as águas do Sarasate aumentou de uma forma surpreendente, só nas últimas 24 horas, o Araras aumentou sua capacidade em 16 cm, sendo que na manhã desta quinta, 23, o gigante despertou e voltou a sangrar após 09 anos.


A expectativa era grande para o momento, apesar da água em seu sangradouro ainda ser pouca, muitas pessoas acompanham 24 horas para ver o espetáculo. O "gigante" açude Araras ou Paulo Sarasate, fica localizado em Varjota, no Ceará. Com a cheia, o açude garante o abastecimento de água para milhares de pessoas do Ceará por por muito tempo.
Vídeos do momento que inicia a sangrar
Tags
CEARÁ