
Um estudo do Ministério da Saúde aponta que, 37 dias depois da confirmação do 1º caso de coronavírus no Brasil, quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Ceará), além do Distrito Federal, sofrem risco de atravessar uma "aceleração descontrolada" da epidemia em seus territórios.
Em quatro dessas regiões, o número de casos já é bem superior à média nacional, que é de 4,3 para cada 100 mil habitantes. No Ceará é de 6,9, enquanto o Rio de Janeiro soma 6,4; São Paulo; 8,8; e Distrito Federal, 13,5. Até esta sexta-feira (3/4), o Brasil acumulava 9.056 casos confirmados e 359 mortes.
O documento foi obtido pelo jornal Folha de S. Paulo. Nele, o Governo Federal reconhece problemas estruturais para o enfrentamento de um possível agravamento da pandemia, em virtude da falta de testes e leitos suficientes diante da quantidade de casos de pacientes com coronavírus.
Diante disso, o Ministério da Saúde recomenda a manutenção do isolamento social como medida de controle da disseminação interna do vírus. "O pico de casos ainda não chegou, mas já estamos iniciando um processo de estresse no sistema", indicou o ministro Luiz Henrique Mandetta.
(tribunadoceará)
Tags
CEARÁ