/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/8/S/lJ6QN1SqASbfVtVtfMhA/whatsapp-image-2020-04-15-at-12.52.46.jpeg)
Dúvidas sobre o auxílio emergencial do Governo Federal levaram a população a se aglomerar em lotéricas e agências bancárias no Ceará em busca de informações. Nesta quarta-feira (15), cearenses voltaram a fazer filas em frente a unidades de Fortaleza e do interior do estado para adquirir o benefício de R$ 600.
Desde o início da liberação do auxílio, na semana passada, agências da Caixa Econômica Federal e de outros bancos no Ceará registram lotações.
Na capital cearense, agências dos bairros Conjunto Ceará, Antônio Bezerra, Parangaba e Vila Peri amanheceram com aglomerações no entorno. No interior, guardas municipais e policiais militares atuaram no patrulhamento, enquanto agentes da Vigilância Sanitária fizeram barreiras na entrada dos locais para manter o distanciamento entre a população.
Em Juazeiro do Norte, a desempregada, Lidiane Chaves, de 38 anos, também recorreu às agências para obter o auxílio. Inscrita no Cadastro Único, ela não precisou solicitar o benefício, mas não recebeu o valor no dia previsto. Além da dificuldade, Lidiane verificou que o dinheiro seria depositado no Banco do Brasil e não na Caixa Econômica, onde possui uma conta-poupança.
"Eu tenho conta poupança na Caixa Econômica. Quando olhei, minha situação estava aprovada e o dinheiro seria depositado no Banco do Brasil. Não entendi, então busquei saber de todas as formas porque o dinheiro estaria em outro banco. Liguei para todos os números disponíveis, mas não consegui falar com ninguém. Aí eu recorri às agências, mas também não consegui informação nenhuma", relata.
Nesta quarta, ao consultar a situação, Lidiane viu que o benefício estava aprovado e seria depositado em uma nova poupança social da Caixa. "Hoje, eu olhei e era para baixar o aplicativo Caixa Tem, mas já baixei e não consegui olhar nada", comenta.
Em nota, a Caixa informou que o site do auxilio e o telefone 111 estão atualizados com as informações de pagamento desta semana. E, que por meio desses canais, o cidadão pode fazer consulta para conhecer a data de pagamento do seu auxílio, caso seja elegível.
De acordo com a Caixa, a estimativa é que cerca de 1,6 milhão de pessoas, nascidas em fevereiro, março e abril recebam o benefício nesta quarta-feira por meio de poupança digital. O grupo reúne trabalhadores informais e mães solteiras que estavam com as informações em dia no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) em 20 de março e que não fazem parte do Bolsa Família. O banco já creditou R$ 2,1 bilhões a 3,3 milhões de pessoas.
g1/ce
g1/ce
Tags
CEARÁ