Aprece fez uma consulta aos prefeitos e 125 deles disseram que não pretendem retornar aulas este ano.
Mesmo que o Governo do Estado venha a autorizar a retomada das aulas presenciais ainda este ano, aproximadamente 125 dos 184 municípios cearenses sinalizaram que só devem reabrir as escolas em 2021.
É o que aponta enquete realizada com todos os prefeitos do Estado. As informações são do presidente da Aprece, Nilson Diniz.
A orientação de Diniz aos gestores é de que, primeiro, cada secretário municipal de saúde veja o decreto governamental sobre o retorno das aulas, para avaliação sanitária. Com aval das autoridades, o passo seguinte, elenca o presidente da Aprece, é reunir o Conselho Municipal de Educação, o Conselho da Merenda Escolar e o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
“Em cada um desses conselhos, há representantes de toda a sociedade civil, Câmara dos Vereadores, pais, alunos e professores. Isto é para que todos presentes tomem decisão coletiva e sabermos se devemos voltar. Não adianta o prefeito querer, e os professores não. É preciso o conjunto da cidade tomar essa decisão”, justifica os procedimentos indicados.
(O Povo)