Começa hoje (14) a reabertura gradual das agências de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas os peritos médicos federais anunciaram que não retomarão os postos na data, com a justificativa de proteger os profissionais contra o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Sendo assim, quem tinha marcado serviços que exigem a presença de um perito precisará reagendar o atendimento pelo Meu INSS ou 135. Outra opção é realizar a consulta online, anexando o atestado médico pelo Meu INSS para antecipar um salário mínimo e depois realizar um atendimento presencial para receber a diferença.
O atendimento ocorrerá normalmente para os agendados de serviço social, reabilitação profissional, cumprimento de exigências, defesa de monitoramento operacional de benefícios e justificação administrativa.
No Ceará, segundo o INSS, menos da metade das 89 unidades retomarão o atendimento, conforme disponibilidade de servidores fora do grupo de risco para Covid-19, e seguirão em trabalho remoto. No interior, retomam o atendimento presencial 15 agências na região de Sobral e todas da região de Juazeiro do Norte.
O atendimento ocorrerá em horário reduzido, das 7h às 13h, e só serão feitos com agendamento. A forma de atendimento à distância, pela Internet e telefone, responde por 90 dos 96 serviços prestados pelo INSS, e continuará sendo realizada mesmo após a reabertura das agências.
Veja como resolver pendências do INSS pela internet
Novos pedidos de benefícios previdenciários ou assistenciais, alterar dados cadastrais, mudar forma ou local de pagamento, cadastrar ou alterar representante legal, ou ver extratos e consultas: solicitações e inclusão dos documentos correspondentes, escaneados ou fotografados, pela página www.meu.inss.gov.br, ou o aplicativo para celular “Meu INSS”, ou ainda o telefone 135.
Perícias Médicas: acompanhe o status do pedido pelo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135. Na situação “concluído”, deve ser acessada a carta de concessão com o resultado e o extrato de pagamento com os detalhes. Se “pendente” deve aguardar análise, e em “exigência” devem ser anexados os documentos pedidos. A antecipação do pagamento de 1 salário-mínimo do auxílio-doença, até 31 de outubro, será liberado a partir da análise do atestado (legível, com carimbo e CRM, código da doença e tempo de afastamento, de no máximo 60 dias).
Prorrogação do auxílio-doença: Será automática, enquanto durar o fechamento das agências, ou limitado a 6 pedidos. Confira a data de cessação no Meu INSS, e se for o caso agende Prorrogação com o anexo de novos atestados. Se passar da data de cessação, utilize os atestados para solicitar perícia do tipo “inicial”.
Antecipação de R$ 600,00 para requerentes que aguardam análise de BPC (Benefício Assistencial ao Deficiente), até 31 de outubro: confira no Meu INSS se a antecipação foi liberada. Os critérios são constar como deficiente no Cadastro Único do Governo Federal, ter renda familiar abaixo de ¼ do salário-mínimo por pessoa e estar com pedido pendente no INSS.
Atendimento por telefone: a central telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É gratuito se for de telefone fixo, ou o custo de uma chamada local se for de celular. O número oficial de WhatsApp do INSS é (61) 9638-8396.
Diário do Nordeste
Tags
CEARÁ