Uma gata de Cuiabá, no Mato Grosso, é o primeiro caso do novo coronavírus confirmado em animal de estimação no Brasil. Ela não tem sintomas da Covid-19 e contraiu o vírus de seus donos, em outubro. As informações são do jornal O Globo. Não há registros de transmissão de animais a humanos.
De acordo com Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e responsável pela pesquisa, o animal foi diagnosticado pelo exame molecurar de PCR. Os tutores da gata estavam em isolamento em casa, após serem infectados em uma festa familiar.
O casal teve sintomas da Covid-19 e a filha permaneceu assintomática, assim como a gata. Um segundo gato e um cachorro de pessoas que também foram à festa também testaram positivo, mas como a carga viral é baixa, os casos permanecem inconclusivos, explica Dutra.
Os pesquisadores ainda investigam a hipótese de os animais transmitirem o vírus para humanos e outros bichos, o que aumentaria os meios de contaminação.
Tags
BRASIL