O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que viaja ainda neste domingo (17) a São Paulo para acompanhar o envio da coronavac ao estado. O anúncio foi feito pelo governador minutos após a Anvisa aprovar o uso emergencial do imunizante em todo o Brasil.
"Estou indo ainda hoje a SP para encontro do Ministério da Saúde e para acompanhar, pessoalmente, a liberação do lote de doses para o nosso Estado, prevista para amanhã 7h", afirmou Camilo Santana.
O governador afirmou ainda que o Ceará tem seringas suficientes para imunizar a população do estado. A distribuição do material será distribuído pelas cidades cearenses em aviões e helicópteros.
"Enquanto isso nossa Secretaria da Saúde também está preparada para colocar em prática o Plano de Vacinação aqui no Ceará, com o apoio de aviões e helicópteros para a distribuição nos municípios. Também já havíamos feito a aquisição de seringas, agulhas e refrigeradores para acondicionar as vacinas."
Seis milhões de doses no país
Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, as doses serão distribuídas às 7h desta segunda-feira para todos os estados, de forma proporcional à população. Os estados mais populosos receberão mais doses da vacina.
O governo federal fez a aquisição de seis milhões de doses já produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Cada pessoa deve receber duas doses, ou seja, o estoque atual é suficiente para vacinar três milhões de pessoas em todo o Brasil.
A segunda dose deve ser aplicada no intervalo entre 14 e 28 dias após a aplicação da primeira.
As vacinas serão aplicadas primeiramente nas pessoas dos grupos prioritários, que são idosos com mais de 75 anos, os que moram em asilos e profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia.
