A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (15), mensagem enviada pelo Governo do Ceará, sobre a inclusão de novos instrumentos de avaliação para as seleções de professores temporários. Assim, será possível, por exemplo, considerar alternativas como análise curricular, análise de plano de aula, exposição prática de aula em vídeo e resolução de situação problema, de modo presencial ou a distância, a depender do cenário de saúde no momento. Anteriormente, a lei estabelecia como único instrumento avaliativo a prova escrita.
Os formatos presencial ou distância serão definidos nos editais. Quando no formato a distância, o processo será viabilizado por uma plataforma digital que está sendo desenvolvida pela Secretaria da Educação (Seduc). Assim, busca-se executar e resguardar a legitimidade das seleções e a segurança de todos os envolvidos.
Prorrogação de contratos temporários
Paralelamente, a Assembleia Legislativa também analisou, nesta quinta, uma segunda mensagem enviada pelo Governo, sobre tema relacionado ao primeiro, que prevê a prorrogação dos contratos temporários de professores da rede pública estadual de ensino. A matéria será votada em plenário na próxima semana, garantindo aos professores contratados a permanência nas atividades até a realização da nova seleção.