FIM DO LOCKDOWN NO CEARÁ: CAMILO ANUNCIA REABERTURA A PARTIR DE SEGUNDA, 12

 

O governador Camilo Santana (PT) anunciou o fim do lockdown no Ceará e o início da reabertura, a partir de segunda-feira, 12 de abril (12/04), das atividades econômicas que estavam com restrições no Estado. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 10 de abril (10/04), em transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao lado dele estava o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

Haverá toque de recolher de 20 horas às 5 horas da manhã e, nos finais de semana, haverá lockdown - ou seja, apenas atividades essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo. A abertura dos comércios será gradual e terá horários diferenciados, no intuito de reduzir a pressão no transporte público das cidades. Assim, alguns comércios abrirão das 10h às 16h, enquanto outros funcionarão das 12h às 18h, como é o caso de restaurantes. 

Atividades que forem liberadas poderão funcionar com 25% das atividades, enquanto o ensino fundamental será aberto com 35% da capacidade, para os 1º e 2º anos. Já as escolas de ensino infantil autorizadas a funcionar até 3 anos, poderão abrir também para os alunos de 4 a 5 anos.

O governador também anunciou que as igrejas poderão voltar presencialmente, mas apenas com 10% da capacidade total. Algumas atividades continuarão completamente restritas - há serem divulgadas no novo decreto estadual, até o final deste sábado, 10.

O governador disse que há tendência de redução do número de casos e também de diminuição da procura por atendimento, embora situação ainda seja muito grave.

Cabeto disse que houve aumento de mortes nas semanas anteriores, mas que vem gradualmente diminuindo, indicando, na avaliação dele, tendência de estabilidade.

Veja o que muda com o novo decreto:

Serviços não essenciais vão poder retornar as atividades de forma gradual (os detalhes de quais serviços serão abertos primeiro ainda serão divulgados no Diário Oficial do Estado);

Isolamento social rígido continua nos fins de semana;

Estabelecimentos vão poder conter no máximo 25% do público;

Igrejas e templos religiosos vão poder receber até 10% da capacidade máxima;

Algumas atividades, ainda não divulgadas, vão continuar com os serviços suspensos;

Algumas atividades irão funcionar em horários alternados. Umas serão de 10h às 16h e outras de 12h às 18h (comércio e restaurantes).

Haverá toque de recolher das 20h às 5h;

Serviços serão ofertados em horários diferentes para reduzir a lotação nos ônibus do transporte público;

Escolas: ampliação do funcionamento presencial para crianças da educação infantil de 4 e 5 anos, além do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, com 35% da sua capacidade.

O Povo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem