O dia das crianças que é sinônimo de alegria para a população do distrito de América, na região serrana de Ipueiras, se tornou algo surpreendentemente triste na manhã desta terça-feira (12). Segundo informações divulgadas pela organização das festividades do dia da criança, houve uma tentativa de impedir a realização do evento que há anos vem sendo promovido por voluntários que distribuem brinquedos e realizam atividades lúdicas com as crianças carentes.
Segundo a nota, os organizadores foram surpreendidos por uma ação autoritária e arbitrária de um vereador local que, de posse da chave da quadra, onde o evento seria organizado, se recusou a fornecê-la, alegando que o evento, mesmo tendo autorização da secretária de esportes e do Promotor de Justiça, não seria realizado ali porque os organizadores não haviam pedido autorização a ele, tendo este, inclusive tratado de forma desrespeitosa a equipe de organização.
A ação do vereador está sendo veementemente reprovada pelos moradores do distrito através das redes sociais gerando comentários negativos a respeito da tentativa de impedir a realização do evento. “Meu Deus que Vereador é esse em vez de ajudar faz é atrapalhar mas mesmo assim vai ter a festinha seja a onde for.” destacou uma internauta. “O cara que se elege pra ajudar a população… Que a própria população colocou lá.. Para servir de alguma coisa… Não faz nada e ainda atrapalha.” Relatou outro morador do distrito.
Em contato com a organização a reportagem apurou que, mesmo com o evento impedido de ser realizado, na quadra pública de esportes, pelo vereador, o evento será realizado a partir das 16h no galpão da comunidade.
Veja a nota na íntegra:
Nós da organização do dia das crianças de América vimos tornar pública a tentativa de nos impedir de realizar o evento que há anos promovemos de forma voluntária e apartidária, vamos aos fatos:
No dia 29 de setembro, em virtude dos decretos relativos à pandemia, realizamos uma consulta ao Promotor de Justiça local a fim de nos resguardarmos quanto a realização do evento, bem como a proteção de todos os participantes.
Com a manifestação positiva do Promotor e orientado por ele, oficiamos no dia 01 de outubro, a secretária de Esportes, Cultura e Turismo, solicitando a disponibilização da quadra para a realização do evento.
De imediato obtivemos a autorização (em anexo). Desde então, como em todos os anos, passamos a nos mobilizar na organização, receber doações e a divulgar, uma vez que havíamos cumprido todos os protocolos legais.
Contudo, na manhã de hoje, fomos surpreendidos por uma ação autoritária e arbitrária de um vereador local que, de posse da chave da quadra, se recusou a fornecê-la, alegando que o evento não seria realizado ali porque não havíamos pedido autorização à ele, tratando de forma desrespeitosa a organização.
Lamentamos profundamente o ocorrido, uma vez que toda a comunidade é testemunha que há anos promovemos o dia das crianças em nosso distrito e o local sempre é a quadra por considerarmos ser o mais apropriado para garantir a segurança e integridade das crianças. Em todos esses anos o referido vereador em nenhuma oportunidade buscou colaborar com esse dia que é de tamanha alegria para as crianças. Porém, quem jamais colaborou, neste ano foi além: quis atrapalhar.
Apesar de tudo, seguimos firmes no nosso propósito de proporcionar um dia de alegria para as nossas crianças e realizaremos o evento onde quer que seja, afinal o que nos move é ver o sorriso sincero no rosto de cada menino e menina que desfrutam desse dia.
Aproveitamos a oportunidade para, mais do que lamentar, AGRADECER a cada um dos muitos colaboradores que das mais variadas formas tornam possível que esse dia aconteça!
Fonte: O Regional
