MODELO DE ALFABETIZAÇÃO DO CEARÁ MELHOROU APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL, APONTA PESQUISA

 



Um estudo desenvolvido por um conjunto de pesquisadores brasileiros, chilenos e franceses mostrou que a implementação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic), desenvolvido no Ceará, reduziu desigualdades, aumentou o nível de aprendizagem e ampliou a equidade educacional de alunos em situação de vulnerabilidade social no estado em relação ao Brasil e ao Nordeste entre 2011 e 2017. O mesmo aconteceu com Fortaleza, em comparação com a situação de outras capitais da região.


O projeto, coordenado pela professora Vanda Mendes Ribeiro, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), tem apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e conta com a participação de 33 pesquisadores nacionais e internacionais, além de alunos de pós-graduação que se dividiram em nove dimensões de pesquisa.


As entrevistas e a observação foram realizadas em uma escola do Bairro Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, em setembro de 2019.

"Essa pesquisa previu verificar se no estado do Ceará o fenômeno da redução da desigualdade social e da ampliação da equidade educacional se estendia também para os territórios de vulnerabilidade social e a pesquisa mostrou que sim. Esse fenômeno coincidiu justamente com o período de implementação do Paic em Fortaleza. Isso é muito relevante para a sociologia da educação porque é muito difícil você gerar a ampliação de equidade educacional em ambientes de vulnerabilidade social como o que encontramos no Bairro Bom Jardim", avalia Vanda Mendes.


A pesquisa usou como parâmetro a avaliação dos níveis de vulnerabilidade social dos territórios indicados pelo índice de vulnerabilidade social (IVS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), georreferenciando as escolas e calculando um índice de equidade elaborado a partir de dados da Prova Brasil de 2011 e 2017, devido ao ano de início do Paic em Fortaleza, que foi em 2012.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem