O governo federal começa a pagar nesta quarta-feira (17) o Auxílio Brasil – programa que substitui o Bolsa Família. Em Fortaleza, agências da Caixa Econômica amanheceram com longas filas. Os clientes começaram a chegar na madrugada para garantir um lugar na fila, que dobrou quarteirão.
Um casal acompanhado de um filho de três meses chegou ainda pela madrugada em uma agência na Avenida Francisco Sá, no Bairro Jacarecanga.
"Chegamos antes das 5 horas da manhã. Por volta das 4h40 já estávamos por aqui. Nós não somos cadastrados no Bolsa Família. Não somos beneficiários. Minha esposa veio aqui pela primeira vez tentar fazer o cadastro, vamos tentar entrar neste Auxílio Brasil. Não trabalho no momento, faço apenas bicos", afirmou o desempregado Cícero Moura.
Na agência da Caixa na Avenida Francisco Sá, um toldo foi montado para abrigar os beneficiários da chuva e do sol que aguardam na fila.
Em Sobral, a 245 km de Fortaleza, muitas pessoas relataram dúvidas sobre o benefício. Alguns querem saber se eles se encaixam no perfil para receber a ajuda. Na Caixa Econômica no Centro da da cidade, filas dobravam quarteirão. As fichas começaram a ser entregues ainda pela madrugada.
A dona de casa Beatriz Moura chegou cedo e recebeu mensagem no aplicativo informando que ela estava apta a receber o auxílio. A quantia de R$ 201 vai ser usada para pagar a alimentação dos filhos.
“Disseram que fui aprovada para receber R$ 201. Já era cadastrada pelo Bolsa Família. Achava que nem iria receber essa ajuda. Graças a Deus eu recebi já vai ajudar meus filhos. Uma renda extra”, disse.
