Dois jovem estudantes da rede Municipal de Ensino de Croatá, na Serra da Ibiapaba, João Araújo Braga, de apenas 14 anos e Sâmela dos Santos Ribeiro, também de 14 anos de idade conquistaram medalha de ouro e prata respectivamente na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2021, uma olimpíada de nível nacional.
A solenidade de premiação aconteceu nessa quinta-feira, 11 de novembro. Na ocasião foram entregues as medalhas, certificados e coleção de livros de ciências. Eles são estudantes da rede pública municipal, cursam atualmente o 9º ano na EEF Professora Maria do Carmo Melo do Polo Educacional do Distrito de Betânia, Ceará.
A professora de Ciência dos estudantes premiados, Elaine Alves, também conquistou medalha por Honra ao Mérito pelo excelente trabalho desenvolvido.
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais de todo Brasil, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.
Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.
De acordo com informações do Coordenador Carlos Pereira, da Diretora Maria da Paz, da professora de Ciência, Elaine Alves, bem como dos demais professores dos jovens, os estudantes já são destaques na região. Na prova da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) 2021 eles atingiram quase nota máxima e ficaram entre os melhores na OBA, olimpíada de nível nacional.
Vale ressaltar que além de conquistar medalha de ouro, o estudante João também foi classificado para a Fase online que escolherá os estudantes que irão participar dos Treinamentos internacionais de 2022. João Araújo também conquistou medalha na MOBFOG, uma premiação extra pela ótima participação, resultado histórico no município.
A solenidade de premiação contou com a participação da Diretora Maria da Paz, Professor Coordenador Carlos Pereira e da Professora de Ciências, Elaine Alves.