Com o gás de cozinha bastante caro, o brasileiro já está criando ou aproveitando novas alternativas para “driblar” o efeito da inflação. No interior de Ipueiras, no Ceará, agricultores estão criando sistema que produz gás de cozinha utilizando fezes de animais (biogás).
Postamos em nossas plataformas há alguns dias um agricultor do sertão de Ipueiras que já utiliza o sistema. (Reveja a matéria)
Diante da grande repercussão, outros agricultores que também utilizam a mesma técnica para produzir gás entraram em contato com a nossa redação para demonstrar a produção de gás.
Em um dos vídeo enviados para nós. é possível ver a demonstração diretamente no sistema de produção do Biodigestor. Segundo informações, a produção é feita na localidade de Olho D'agua dos Barrosos, na serra de Ipueiras.
O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano.
Por sua vez, o metano é um gás combustível, que pode ser aproveitado para geração de energia. Uma vez que a decomposição da matéria orgânica precisa ocorrer em ambientes sem oxigênio, o processo de formação do biogás é também conhecido por “digestão anaeróbica”.
Essa digestão pode ser feita por meio de microrganismos. Fezes de animais, restos de comida e lodo de esgoto são alguns exemplos. A principal razão para o aumento do uso do biogás é a capacidade de tornar o que antes era um passivo ambiental em ativo energético.
Para que o biogás seja produzido, é necessária a instalação de um biodigestor. Estes equipamentos propiciam, basicamente, um ambiente anaeróbio adequado que possibilita a decomposição dos resíduos orgânicos sem a presença de oxigênio.
Em razão da grande quantidade de matéria orgânica gerada no campo, os biodigestores têm sido cada vez mais adotados para reduzir custos e melhorar a gestão ambiental.
Veja o vídeo!
