A instabilidade no sistema do banco Itaú relatada por vários clientes no Brasil, nesta quinta-feira (3), prejudicou o educador físico Lucas Nicolau, morador de Fortaleza. Uma quantia de R$ 607 sumiu da conta-corrente dele, obrigando-o a atrasar o pagamento de um boleto que já venceu.
Procurado pelo g1, o Itaú informou que está atuando para corrigir o problema de intermitência que afeta seus sistemas, com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes.
Lucas disse que, nesta quarta-feira (2), a irmã dele transferiu via Pix uma quantia de R$ 944 para que ele fizesse um pagamento para ela, porque o banco responsável pelo boleto era o próprio Itaú, então o dinheiro seria debitado no mesmo dia.
“O boleto vencia ontem e eu já ia pagar hoje com juros, agora vou pagar amanhã com mais juros ainda”, reclama o educador físico.
“Ela fez um pix para mim de R$ 944, só que já era 23h, aí quando eu fui pagar, o comprovante não podia mais ser pago devido ao horário”, explica o profissional de educação física.
Ele disse, então, que conversou com a própria irmã e decidiu pagar na manhã desta quarta-feira, mesmo com juros — já que o boleto venceu na terça. “Só que quando eu fui olhar de manhã, tinha menos R$ 607 na minha conta”, reclama Lucas. Ele disse que o único dinheiro que estava na conta era o valor que a irmã dele transferiu
“Não consta no extrato, não consta o Pix dela. Todas as transações que eu fiz nos últimos três dias estavam constando como se tivessem sido feitas hoje. O aplicativo está todo errado”, complementa o educador físico.
“Eu entrei em contato com o banco, eles falaram que nunca tinha acontecido isso, que estava acontecendo uma intercorrência no sistema, e que eu aguardasse até 18h, que talvez iria normalizar tudo”, comentou Lucas.
A diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, disse que o órgão de defesa dos direitos do consumidor poderá abrir uma investigação preliminar e exigir do banco informações em razão das reclamações dos consumidores que se sintam prejudicados.
O processo administrativo pode resultar em multa de até R$ 14 milhoes, caso demonstrada existência de indícios de desrespeito às normas do Código de Defesa do Consumidor.
Reclamação sobre falta de informação
O educador físico disse ainda que nunca passou por situações parecidas com outros bancos ou mesmo o Itaú, de onde ele já é cliente há quatro anos. Contudo, ele lamenta também a falta de comunicação do banco sobre o problema
“Eu esperava que, como foi uma ocorrência de nível nacional, eles enviassem alguma mensagem falando que estavam passando por alguma instabilidade e que depois iriam restaurar o sistema, mas não mandaram nada, informação nenhuma sobre o problema”, reclama Lucas
Já o Itaú disse que “lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível" por meio de comunicado enviado ao g1.
G1/ce