O pôr-do-sol no Ceará tem chamado a atenção nos últimos dias por conta da variação de cores, especialmente laranja e roxo, principalmente para quem está mais próximo do litoral.
Com isto, fotos e vídeos do fenômeno 'instagramável' têm lotado as redes sociais, e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicou o que causa o fenômeno.
Apesar de chamar a atenção, a causa não é absolutamente positiva. A Funceme informou que a coloração diferente se dá, majoritariamente, quando há uma maior presença de materiais particulados e outros poluentes em suspensão no ar, além de dias sem chuva.
“A explicação para tal fenômeno óptico, deve-se ao fato da luz solar entrar em contato com o material em suspensão, que pode ser sólido ou gasoso, sofrendo o efeito de espalhamento, no qual a luz branca ao atravessar, dissipa-se em diferentes cores”, complementou o órgão.
A cor normalmente observada no céu a olho nu é o azul, já que o espalhamento é maior deste tom. Entretanto, devido à posição do Sol estar no horizonte faz com que os raios solares atravessem mais partículas na atmosfera.
“Isso explica porque, às vezes, vemos as manhãs e as tardes com tons de cores entre laranja e vermelho”, exemplificou a Funceme.
O órgão informou ainda que, conforme dados de um modelo digital do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, este cenário poderá se repetir, pelo menos, até o dia 20 deste mês, quando os aerossóis ainda estarão presentes na porção norte da região Nordeste, ainda que em menor concentração.
G1/CE