A Secretaria de Educação de Croatá realizou nesta sexta-feira (09), a Feira do Empreendedor 2022, que faz parte do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) umas das diretrizes do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Croatá.
A feira foi realizada no galpão dos feirantes, no horário das 07:00hrs as 11:00hrs. A proposta do evento foi mostrar os resultados alcançados durante o ano letivo nas oficinas do JEPP, juntamente com os estudantes e professores, coordenadores e diretores das escolas municipais de todo o município.
Além disso, a feira também foi uma oportunidade de vender os produtos confeccionados pelos próprios estudantes das turmas da rede municipal de ensino.
O projeto JEPP contou com a participação dos estudantes das escolas Municipais, das turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A ação também faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que inclui metodologias diferenciadas para cada nível de escolaridade.
O evento contou com a presença, da organizadora Simone, do Vice-prefeito Márcio Onofre, da Secretária Municipal de Educação, Libânia Marques e representantes do SEBRAE.
MAIS DETALHES DO JEPP
O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma proposta do Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
O curso para esta etapa da Educação Básica é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.