A Prefeitura de Croatá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta sexta-feira (24), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como temática “Amanhã vai ser outro dia”
O evento ocorreu no Espaço Cultural, tendo como objetivo, mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, de acordo com as propostas previamente elaboradas nas pré-conferências realizadas em diversos pontos do município.
As propostas escolhidas no evento serão levadas para a Conferência Estadual, para novamente serem discutidas em âmbito estadual, e votadas com outras propostas dos demais municípios, podendo após a votação, serem eleitas para serem debatidas no âmbito Federal. Caso a proposta seja aprovada em votação, se tornará Política Pública em Saúde, beneficiando a todos usuários do SUS.
As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, uma vez que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. As propostas foram elaboradas pelo Conselho Municipal de Saúde, que é formado por profissionais de saúde, gestores públicos e pela sociedade civil.
Na conferência também foi mostrado a sociedade os avanços na saúde de Croatá, como melhorias em estruturas físicas e valorização dos profissionais, além de diversos projetos já realizados no município. No final do encontro, foram escolhidos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde.
Participaram da conferência várias autoridades de diversos setores. O prefeito de Croatá, Ronilson Oliveira e o vice Márcio Onofre também estiveram presentes prestigiando o evento.