FIM DA PANDEMIA DE COVID-19 É DECLARADO PELA OMS

 




A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira, 5, o fim do alerta máximo de emergência mundial devido à pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O alerta havia sido dado pela OMS em janeiro de 2020, quando o número de casos e mortes pelo coronavírus aumentou expressivamente na China.

Desde então a doença chegou a todas as regiões do mundo. O coronavírus infectou mais de 765 milhões de pessoas e levou cerca de 7 milhões de pacientes à morte, aponta a OMS

“É com grande esperança que declaramos que a Covid-19 não é mais uma emergência global”, disse Adhanom nesta sexta-feira, 5.

Apesar do entendimento, o diretor destacou que a Covid-19 não acabou, pois o “vírus está aqui para ficar”. “Ainda está matando e ainda está mudando”, frisou.

Comitê de emergência teve encontro nessa quinta-feira, 4, para tratar sobre o fim da Emergência Global em Saúde.

De acordo com os especialistas, o fim do status de pandemia é possível graças ao avanço da vacinação. O desenvolvimento do imunizante ocorreu em tempo recorde. As primeiras doses começaram a ser aplicadas no mundo em dezembro de 2020. No Brasil, a aplicação começou só no mês seguinte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem