
Em seu desfile carnavalesco deste ano, a escola de samba Gaviões da Fiel, ligada ao clube paulista de futebol Corinthians, apresentou a figura do diabo supostamente enganando Santo Antão. A representação do santo, porém, se baseia nas características tipicamente atribuídas a Jesus Cristo em Sua Paixão, o que gerou grande debate entre os cristãos. Foi com as características de Jesus que o santo dos primeiros tempos do cristianismo teria sido derrotado pelo diabo, de acordo com a “releitura” da escola de samba.
Um momento que incomodou e ofendeu particularmente muitos cristãos que se manifestaram na internet foi a hora em que o suposto Santo Antão cai ao chão com os braços estendidos em forma de cruz. É quando o intérprete do diabo impõe sobre ele o seu tridente, em postura vitoriosa do mal.
A alegação da escola de samba de que a figura caída ao chão era a de Santo Antão e não a de Cristo passou longe de “colar” para os cristãos – até porque havia no mesmo desfile uma enorme alegoria do santo representado como um homem careca e de roupas longas, sem qualquer semelhança com o passista coroado de espinhos e trajando apenas um tecido enrolado ao quadril.
Católicos e evangélicos reagiram com severas críticas nas redes sociais. Entre os comentários que mais repercutiram estão os de dois sacerdotes bastante queridos pelos brasileiros: o pe. Zezinho, muito famoso pelas suas catequeses e composições musicais católicas, e o pe. Gabriel Vila Verde, muito ativo no Facebook em defesa da fé e dos valores da família e da vida.
Pe. Zezinho: "E se alguém procurar um juiz, perderá a causa!". Pe. Gabriel: "O cristão que acha isso normal pode cuspir na Cruz".
Fonte: Aleteia
Tags
BRASIL