CULTURA DE COMER TANAJURA AINDA HOJE EXISTE EM NOSSA REGIÃO




Muitos podem estranhar incluir formiga na alimentação, mas para muitas pessoas da Serra de Ibiapaba, noroeste cearense, assim como em outras regiões cearenses, comer tanajura é tradição passada de pai para filho.

A tanajura ou içá é uma formiga mais volumosa que as demais e é apreciada como iguaria em várias regiões cearenses, em especial, na época de chuvas quando se torna mais comum, segundo a pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cristiane Coutinho.

Segundo relatos de pessoas a reportagem do Blog profcarlos Pereira “A gente foi crescendo sempre com essa cultura. Hoje em dia a gente continua correndo atrás e até  comprando tanajura de quem tem pra vender”, relatam.

"Já incluiu a iguaria nas refeições. Desde pequeno eu acompanhava meus pais ao formigueiro. Quando eles faziam a tanajura eu comia uma, duas, ai, hoje sou viciado”, comentam.


Muitos comem as tanajurar  temperadas com água e sal, e depois, frita. Essa é a forma mais tradicional de fazer, segundo algumas pessoas. ”Mas tem gente que faz com manteiga, alho, pimenta. Ainda  tem aqueles que preferem comer ainda viva. 

A pesquisadora Cristiane afirma que não há relatos de prejuízos à saúde relacionados à ingestão deste tipo de formiga. Cristiane compõe um grupo da UFC que estuda a inclusão de insetos no consumo alimentar humano. Segundo ela, o hábito de comer a tanajura foi herdado de índios.

Vale ressaltar que muitas pessoas de vários municpios cearenses consomem tanajuras. Com as primeiras chuvas de 2020, já é possível observar "as formigas voadoras" em Croatá, Ipueiras e demais municípios da região. Criança e adultos na busca pelas tanajuras, uma cultura que ainda hoje existe em nossa região. 


(Vídeo; Antônio Cícero de América, Ipueiras) 

Postagem Anterior Próxima Postagem