
Muitos podem estranhar incluir formiga na alimentação, mas para muitas pessoas da Serra de Ibiapaba, noroeste cearense, assim como em outras regiões cearenses, comer tanajura é tradição passada de pai para filho.
A tanajura ou içá é uma formiga mais volumosa que as demais e é apreciada como iguaria em várias regiões cearenses, em especial, na época de chuvas quando se torna mais comum, segundo a pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cristiane Coutinho.
Segundo relatos de pessoas a reportagem do Blog profcarlos Pereira “A gente foi crescendo sempre com essa cultura. Hoje em dia a gente continua correndo atrás e até comprando tanajura de quem tem pra vender”, relatam.
"Já incluiu a iguaria nas refeições. Desde pequeno eu acompanhava meus pais ao formigueiro. Quando eles faziam a tanajura eu comia uma, duas, ai, hoje sou viciado”, comentam.
Muitos comem as tanajurar temperadas com água e sal, e depois, frita. Essa é a forma mais tradicional de fazer, segundo algumas pessoas. ”Mas tem gente que faz com manteiga, alho, pimenta. Ainda tem aqueles que preferem comer ainda viva.
A pesquisadora Cristiane afirma que não há relatos de prejuízos à saúde relacionados à ingestão deste tipo de formiga. Cristiane compõe um grupo da UFC que estuda a inclusão de insetos no consumo alimentar humano. Segundo ela, o hábito de comer a tanajura foi herdado de índios.
Vale ressaltar que muitas pessoas de vários municpios cearenses consomem tanajuras. Com as primeiras chuvas de 2020, já é possível observar "as formigas voadoras" em Croatá, Ipueiras e demais municípios da região. Criança e adultos na busca pelas tanajuras, uma cultura que ainda hoje existe em nossa região.
(Vídeo; Antônio Cícero de América, Ipueiras)
Tags
CEARÁ