/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/C/MCtLvAQRiIcbA0cD1Dtg/bica-do-ipu-ceara.jpeg)
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, no interior do Ceará, receberá nesta sexta-feira (14) um projeto piloto de recuperação de nascentes.
O “Preservação de Nascentes da Bacia do Acaraú”, lançado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH), tem o objetivo de reflorestar a mata ciliar da unidade. A Bica do Ipu, maior cachoeira da Serra da Ibiapaba e atrativo turístico da região Norte, será beneficiada com as ações.
A cachoeira possui uma queda d'água de 130 metros e voltou a jorrar em janeiro deste ano, após chuvas da pré-estação.
“A maior preocupação recai sobre a Bica do Ipu, que era perene e hoje é sazonal. Houve desmatamento, queimadas, incêndios na região, que também tem uma atividade agrícola muito forte. Então, temos que preservá-la”, ressalta Tatiana Angelo, gestora da APA. Durante aproximadamente 1 ano, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) realizaram os estudos para operacionalizar a intervenção.
O evento conta com a participação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, Sema, Cogerh, Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) e sociedade em geral.
Informações: g1/ce
Tags
IPU