CHOVE EM MAIS DE 41 MUNICÍPIOS CEARENSES NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Água invadiu algumas residências no bairro Aerolândia em Fortaleza. — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em pelo menos 41 municípios no intervalo entre as 7h deste domingo (5) e as 7h desta segunda-feira (6). Neste período de 24 horas, os maiores acumulados informados foram em postos pluviométricos de Paracuru com 106 milímetros e Caucaia (72,8 milímetros).

Em Fortaleza houve registros de precipitações nos postos pluviométricos na Água Fria (43,6 milímetros) e Messejana (19,6 milímetros). No Bairro Aerolândia, há ruas alagadas, o que causou transtorno a moradores do local e a motoristas que tentam passar pelo bairro.

Segundo a Funceme, essas chuvas são provocadas pela aproximação de pequenas áreas de instabilidades que se formaram sobre o oceano Atlântico e ao leste do Nordeste. Essas áreas de instabilidades colaboram com chuvas passageiras na faixa litorânea e na macrorregião do Maciço de Baturité.

Maiores chuvas por Municípios no dia:
10610672,872,843,643,63838383836,636,635353434ParacuruCaucaiaFortalezaIracemaSão Gonçalo Do AmaranteSanta QuitériaBoa ViagemQuixeramobim0255075100125
Boa Viagem
35
Fonte: Funceme

Previsão para os próximos dias

De acordo com as análises realizadas na manhã desta segunda-feira (6), o Ceará segue sob influência da atuação de áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano Atlântico, ao norte e à leste do Nordeste. Para segunda, a tendência é que estes sistemas continuem atuando ao longo do dia e assim, influenciando as condições do tempo do centro-norte do Ceará, em especial, a faixa litorânea.

Ainda diante deste cenário, a cobertura de nuvens deverá variar de céu nublado a parcialmente nublado com chuva associada, que deverá ser de intensidade variando de fraca a moderada. Os registros deverão se concentrar entre manhã e tarde, reduzindo pela noite, a priori.

Para a terça-feira (7), a faixa litorânea, o Maciço de Baturité e o Sertão Central e Inhamuns deverão apresentar possibilidade de precipitações.

Reservatórios

O Ceará tem 10 açudes sangrando e 57 com a capacidade acima de 90%, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O açude Castanhão, maior reservatório do Estado, está com 15,88 % da capacidade total.

O Banabuiú, localizado no município de mesmo nome, é outro importante açude cearense castigado pela seca: está só com 14,29 % de capacidade. Já o Orós, na bacia do Alto Jaguaribe, tem 27,41 % de volume. Juntos, eles respondem por quase 20% do volume total do Estado.

g1/ce

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem