VULCÃO NAS CANÁRIAS: IMAGENS FEITAS PELA NASA NO ESPAÇO MOSTRAM O RASTRO DA LAVA


Um dos satélites da agência espacial americana (Nasa) conseguiu capturar o momento em que a lava do vulcão Cumbre Vieja desce fluindo entre as comunidades de El Paraíso e Todoque, nas Ilhas Canárias. Nesta terça-feira (28), o material exalado chegou ao mar. Já são 10 dias em erupção, após 50 anos "adormecido".


Esta fotografia feita pelo satélite Landast 8 mostra o vulcão em erupção na ilha de La Palma em cores reais, mas com um rastro escuro, sem conseguir captar o vermelho vivo. Segundo a agência espacial, mesmo que o material estivesse quente e derretido, ao entrar em contato com a superfície, ele deixa uma crosta preta, sem mostrar a lava em cores quentes.



Usando o infravermelho, o satélite consegue mostrar exatamente o caminho da lava. A fumaça que flui na direção nordeste contém uma mistura de cinzas, dióxido de enxofre e outros gases. Um dia após o registro dessas imagens, uma redução nas atividades indicou um possível fim da erupção, mas em seguida o vulcão voltou à ação. Na segunda-feira (27), o Cumbre Vieja registrou a sua nona fissura eruptiva após um novo terremoto, o que obrigou a remoção de mais 500 pessoas e elevou para 6 mil os deslocados.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem