ONÇA-PARDA RESGATADA APÓS ATROPELAMENTO PRECISA DE CIRURGIA PARA RETIRAR ESTILHAÇOS DE CHUMBO DO ESTÔMAGO, RIM E COLUNA NO CEARÁ

 


A onça-parda encontrada na região norte do Ceará, em abril, após ser atropelada passou por exames que mostraram uma infecção por projéteis de chumbo em várias partes do corpo, como rim, estômago e coluna, possivelmente ocasionados por uma arma de pressão. Além dos estilhaços, o animal fraturou dois membros por conta do atropelamento.

Em abril, o resgate foi feito por uma equipe da Polícia Ambiental em uma estrada entre os municípios de Uruoca e o Martinópole, após as autoridades receberem denúncias sobre o atropelamento da onça. Após o atendimento policial, o animal foi encaminhado para um hospital veterinário plantonista em Sobral, também na região norte.

“Ao chegar aqui, o ortopedista foi acionado e começamos a fazer os primeiros exames; os radiográficos mostraram um resultado de fratura no rádio e outra mais na região do cotovelo da paciente. E vários estilhaços de chumbo, compatíveis com aquelas armas de pressão. Eram pelo menos 14 e em várias regiões: próximo ao rim, estômago, coluna”, lembra Romuelly Cavalcante, diretor técnico do hospital veterinário da Uninta, que atende a onça.

g1/ce




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem