Com a justificativa de um número novo, estelionatários pedem dinheiro a contatos próximos de pessoa que teve telefone vazado. Um golpe bastante comum tem se tornado rotina no município de Croatá, na serra da Ibiapaba, segundo denúncias e relatos de vítimas.
Um número desconhecido entra em contato pelo WhatsApp, mas a foto é de uma pessoa familiar. Esta é a premissa do novo golpe que circula no aplicativo de mensagens do grupo Meta — antigo Facebook e também Instagram. O objetivo dos golpistas é o mesmo: extorquir usuários que se deixam levar apenas pela imagem conhecida no perfil.
A estrutura do golpe é simples e começa com o indivíduo enviando uma mensagem em que diz que trocou de número, geralmente por ter deixado o telefone antigo em uma assistência técnica. Logo em seguida o estelionatário pede ajuda à vítima alegando que precisa fazer um pagamento, mas que está sem o aplicativo do banco no celular provisório.
“O fraudador pede uma transferência em dinheiro para alguma urgência, já que no novo celular o aplicativo do banco ainda não está autorizado a fazer esse tipo de transação”. Várias pessoas do município de Croatá já tiveram sua imagem usadas por esses indivíduos na tentativa de aplicar golpes, entre as vítimas está o professor Klênio Pontes, pessoa bastante conhecida na região.