Um bebê de dois meses que foi sequestrado em Fortaleza no sábado (24) foi encontrado na segunda-feira (26) com auxílio de uma ferramenta de busca de crianças desaparecidas disponibilizada pela empresa Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp.
A criança havia sido vista pela última no Centro de Fortaleza. Conforme apuração da TV Globo, a mãe da criança é uma pessoa em situação de rua, e o bebê havia sido sequestrado por uma mulher de 39 anos que conhecia a mãe do menino. A sequestradora foi presa.
A polícia utilizou a ferramenta Amber Alert, desenvolvida em parceria da Meta com o Ministério da Justiça. O alerta foi entregue a todos os usuários do Facebook e Instagram num raio de 160Km do local do desaparecimento, onde eles receberam a imagem da criança no feed das redes sociais.
A ferramenta de busca de crianças usada no caso se chama "Amber Alerts". Ela começou a ser utilizado no Brasil após a Meta e o Ministério da Justiça fecharem uma parceria em agosto de 2023. Ela funciona a partir da confirmação do desaparecimento de uma criança pela autoridade policial.