O ano era 1621, quando o papa Gregório XV decretou o dia 19 de março como o dia de São José. Por causa disso, no Ceará, todos os anos milhares de fieis se reúnem para celebrar o dia que homenageia o santo que é também padroeiro do Estado. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a associação do santo com a chuva se tornou parte da cultura popular e das tradições religiosas.A história do Ceará com o São José começa por causa de Aquiraz, a primeira capital do Estado, que também tem o santo como protetor após uma imagem de São José do Ribamar chegar de barco ao Ceará. Graças a esse evento, a primeira vila fundada no estado foi batizada com o nome do Santo.
Em Itaitinga, na comunidade Parque Genezare, os agricultores estão com expectativa para as chuvas neste dia de São José. Alguns estão cuidando da lavoura, outros planejando plantar no dia de São José na certeza que o santo irá proporcionar chuvas para as plantações.
Campos já verdes por causa das primeiras chuvas do ano devem gerar boa colheita de milho, feijão e macaxeiras. Seu Raimundo Pereira de Lima, agricultor de 68 anos, diz que “vai chover até o mês de junho” e que neste mês deve cair o maior volume de chuvas no Estado. “É a bênção mesmo de São José, a bênção de chover pro caba plantar né”.
O Povo
Tags
CEARÁ