Uma adolescente de 17 anos, ex-aluna de uma escola estadual de Guaraciaba no Norte, no interior do Ceará, foi aprovada em 5º lugar nas cotas raciais para cursar medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (22). Déborah Araújo Leitão conquistou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conseguiu uma pontuação de 759,78 no Sisu.
Estudante de escola pública desde a infância, Déborah sonhava com o resultado, mas via a medicina como um sonho distante. Quando abriu a página na internet e viu que tinha conseguido, ela não acreditou.
"Fiquei sem acreditar. Atualizei várias vezes a página para ter certeza, pois para mim a medicina era um sonho muito distante. Foi incrível ver o resultado dos meus esforços, e, naquele momento, veio o sentimento de que eu faria tudo outra vez, de que tudo valeu a pena", contou.
A preparação para o Enem começou desde que Déborah começou o primeiro ano no ensino médio. Ela sabia que o curso de medicina era concorrido e abdicou de muita coisa para focar nos estudos.